menu
1ª Reunião do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha

Hot topics em Ecocardiografia

O polémico uso de exames com radiação nas doenças coronárias em destaque na 1ª Reunião do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha. 

Apesar das recomendações das Sociedades Científicas e da Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM), que apontam para o uso preferencial de métodos complementares sem radiação, não é essa a prática em Portugal e noutros países da Europa, onde o primeiro exame com imagem usado para estudo da doença coronária continua a ser a Cintigrafia de Perfusão Miocárdica. Numa altura em que a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares se reveste de cada vez maior importância, tendo em conta que esta é a primeira causa de morte de homens e mulheres europeus , a polémica com o uso da radiação ganha destaque, sendo um dos temas em debate na 1ª Reunião do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha, um evento com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

No dia 30 de março, O Museu do Oriente, em Lisboa, vai receber cardiologistas de todo o País, para troca de experiências e divulgação de trabalhos clínicos e de investigação sobre o tema. Com um ênfase na ecocardiografia de sobrecarga e nas suas aplicações na prática clínica, a reunião contará ainda com a presença de especialistas internacionais, como o Professor Eugénio Picano, especialista italiano do Instituto de Fisiologia Clínica de Pisa, Itália, autor de mais de 250 artigos originais publicados em revistas científicas e pioneiro no uso da ecocardiografia de sobrecarga, que irá ajudar a ilustrar como estas técnicas podem revolucionar o tratamento dos doentes, com uma significativa redução da morbilidade e mortalidade. Contrastam, assim, com os exames que recorrem ao uso de radiação que, sempre que possível e em nome do interesse do doente, podem e devem ser substituídas. 

“As várias técnicas complementares de diagnóstico em Cardiologia têm sofrido um avanço extraordinário”, explica o Professor Carlos Cotrim, Responsável pelo Laboratório de Ecocardiografia do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa e um dos responsáveis da Comissão Organizadora do evento. “A 1ª Reunião do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha, que ocorre num momento de viragem desta instituição, pretende sublinhar o papel chave que a ecocardiografia continua e certamente continuará a desempenhar na avaliação dos nossos doentes.”

keyboard_arrow_left Voltar