menu
1ª Reunião do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha

1.ª Reunião do Heart Center do HCV reúne 130 especialistas para discutir “a utilização excessiva da radiação

A 1.ª Reunião do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha, que decorreu no último dia 30 de março em Lisboa, contou com 130 participantes, tendo ultrapassado o esperado. Além disso, “o conteúdo do encontro foi de extremo interesse”, focando-se essencialmente na “utilização da radiação na avaliação dos doentes, que é claramente excessiva”. Em entrevista ao My Cardiologia, o Prof. Doutor Carlos Cotrim faz um balanço do evento, cuja segunda edição já está marcada para o próximo ano. Assista ao vídeo.

Relativamente ao ponto-chave da Reunião, o Prof. Doutor Carlos Cotrim refere que, “infelizmente, verifica-se um uso indevido da radiação”, não só em Portugal, mas também em vários países da Europa.

“Existem várias alternativas. Nós defendemos a ecocardiografia de sobrecarga como primeiro exame de abordagem das doenças coronárias”, acrescenta.

Dado o sucesso da 1.ª Reunião do Heart Center do Hospital da Cruz Vermelha, a segunda edição já está a ser preparada, sendo esperado que decorra em fevereiro de 2020, “dedicada à cirurgia minimamente invasiva e à intervenção cardíaca estrutural”.

keyboard_arrow_left Voltar